sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Blog Sustentável

A sustentabilidade, segundo a Wikipédia, pode ser definida como a capacidade de o ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. O conceito de sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as questões sociais, energéticas, económicas e ambientais.
Questão social: é preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. E do ponto de vista humano, ele próprio é a parte mais importante do meio ambiente. O respeito engloba a sua saúde e das gerações futuras.
Questão energética: sem energia a economia não se desenvolve. E se a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações se deterioram.
Questão ambiental e económica: com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida; a economia não se desenvolve; o futuro fica insustentável.
Preocupa-me como será o futuro dos meus filhos neste planeta agredido e maltratado. Quando leio ou vejo notícias de um mar de plástico nos oceanos, algo terá realmente de mudar, não podemos todos continuar assim... tenho tentado educar o meu olhar e a minha mente. Onde cortar no uso do plástico? Já pensaram nisso? É que é mesmo difícil! Mas quero fazer esse esforço e partilhá-lo.
Preocupam-me também outras questões, como o que comemos, o que dou aos meus filhos para comerem... o pão já não é pão, a fruta e vegetais cheios de químicos, a carne e o peixe igual... já para não falar de como é fácil cair na comida processada e difícil arranjar alternativas apelativas e que não dêem muito trabalho pois o tempo é curto para todos.
Preciso de opções viáveis, ou seja, aceites por toda a família, que não impliquem demasiado dispêndio de tempo da minha parte. E terei gosto em partilhar.
Reciclar e renovar, vai de encontro a esta questão da sustentabilidade. E faço-o como hobby, confesso. Todos precisamos de um escape, de algo criado por nós, que nos faça felizes.
E espero que a partilha seja mútua, quero também aprender com quem me lê e comenta! Obrigado!

Sem comentários:

Enviar um comentário